quarta-feira, janeiro 11, 2006

A eleição do Ditador!!

Tenho dúvidas, muitas dúvidas, em quem vou votar, mas uma coisa eu sei, em todos menos no Cavaco (e relembro que o voto em branco é tão válido como qualquer voto!!).

Cavaco tem tudo o que considero abominável: Personalidade insípida e mesquinha, hipocrisia, falta de humildade, arrogância, tiques ditatoriais, mentiroso, vácuo no pensamento, totalitarista, anti-democrata e mau perdedor. E muito mais poderia dizer, mas não quero entrar pelo insulto fácil!!

Por isso, vou ser extraordinariamente claro em relação ao assunto presidenciais: O que leva alguém, com mais de dois neurónios no cérebro, a votar em Cavaco Silva?

Depois da análise a esta dúvida obtive uma resposta satisfatória: Porque os portugueses gostam de ditadores!! E, com o advento da democracia, adoram a ideia perfeita de poderem eleger o seu próprio ditador! É giro!!

Sim, porque o Portuga não gosta desta história de ditadura à maluca, tipo salazar, em que um gajo nem podia falar no café sobre o seu ar de bacalhau seco sem ir parar a uma bela cela de prisão com vista para o mar e ser transformado em cinzeiro humano.

O Portuga gosta mesmo é da liberdade de poder escolher o seu ditador, coloca-lo no poder, e depois poder criticar à vontade as asneiras que ele faz, sem ter um tipo de preto a chatear o juízo com ameaças de tortura.

Sejam de direita, centro ou esquerda, os portugueses, tenham 30 anos ou 60, adoram dizer: "Isto era preciso era dois salazares para endireitar isto tudo!! Dois!!! Aquilo com ele andava tudo em linha, só não se podia era falar, porque de resto, não era a pouca vergonha de hoje!!"

É por este motivo que o Cavaco teve duas maiorias absolutas e Sócrates vai na primeira. Têm ar de ditador, por isso, merecedores do poder. Depois, critica-se à vontade.

Mas, pergunta-me o caro leitor, porque razão é que não pode acontecer isso em maioria relativa??

A resposta é simples, o Portuga também não se quer maçar com debates, movimentos de ideias, manifestações, greves a torto e a direito, mudanças, enfim…… chatices!!

Com um governo com maioria absoluta é tudo muito mais fácil! A malta queixa-se à fartazana mas, como eles têm maioria absoluta, nada se pode fazer sobre a situação, e portanto, podemos continuar com as lamentações, sabendo que não existe o perigo de alguma coisa mudar.

O pessoal pode, desta forma, gemer lamentos tipo "pois é, isto é uma vergonha, os preços a subir, os impostos a aumentar, os ordenados a baixar, e eles lá na cadeira do poder fazem o que querem, vivem à grande!! Mas… o que se há-de fazer, temos de aguentar e ir vivendo!!".

Ora, como pode o portuga continuar com estas choradeiras se, com um governo minoritário, de um momento para o outro ele muda de posição sobre um determinado assunto, muda o governo, ou, pior ainda, aparece um mentecapto qualquer a querer que o pessoal participe mais activamente na governação do país, não permitindo que se coloque as culpas exclusivamente nos governantes??

Mas, atenção, não é qualquer um que pode ascender à maioria absoluta! Tem de ter perfil para isso!! E, o pilar fundamental passa por ter um ar de bacalhau seco que a malta possa criticar!! Isso é fundamental!!

Não aquele aspecto bonacheirão do Soares ou a aura angelical do Guterres!! Não senhor, tem mesmo de ser bacalhau seco, para o pessoal mandar vir à vontade!! E o Cavaco, primeiro e o Sócrates, depois, encaixam-se na perfeição neste perfil!!

Com eles, o Portuga sabe que tem um manancial de temas para criticar e, mesmo na ausência de assuntos, podemos sempre começar a bater no aspecto deles.

E por isso, mereceram a maioria absoluta!!

O pessoal desculpou tudo ao Cavaco, desde as repressões autoritárias às manifestações até ao esbanjamento dos dinheiros públicos, mas, quando ele cortou com o feriado do Carnaval, aí, alto lá que tudo mudou!! Corte onde quiser, agora num belo de um feriado, isso é que não!!

E aí começou a agonia do cavaquismo!! Num país cada vez mais dominado por palhaçadas, o Cavaco foi vencido pelo carnaval!!

Pobre país o nosso que se prepara, aparentemente, para ter um bacalhau seco na presidência da república.

Sem comentários: