terça-feira, janeiro 31, 2006

Ser Benfiquista!!

O meu Benfica perdeu no sábado passado contra o Sporting. O Benfica jogou mal e o Sporting jogou bem. Resumindo: mereceu ganhar.
Tal como o Gil Vicente mereceu ganhar ao Benfica no Estádio da Luz no 2º jogo do campeonato e o Braga mereceu a vitória na nossa deslocação à cidade minhota.
Uma das muitas coisas que separam um benfiquista de um sportinguista é a nossa visão clara da realidade.
Não nos escondemos em possíveis erros do árbitro (mesmo que existam), em deficientes condições do terreno, se faz chuva ou se faz sol, se o estádio estava cheio ou vazio. Não, nós quando o Benfica perde somos os seus piores críticos.
É por esse motivo que os Lagartos e outras criaturas afins não acham piada nenhuma ao facto de o Benfica fazer uma má exibição. Eles querem que o Benfica perca, mas a jogar bem!!
Quando eles chegam ao pé de nós com um sorriso nos lábios e dizem ironicamente: “Então, o Moretto deu um franguito!! Hem??” um benfiquista grita logo: “O Moretto fez um frango??? É só isso que me tens para dizer??? Hemmmm!???? E a defesa?? Um caos!! O Meio campo? Tirou férias!! O Ataque? Alguém o viu???? Tudo isto e só me sabes falar do Moretto????”. Por esta altura, já o Lagarto está arrependido de ter iniciado a conversa e inicia mesmo um acto de contrição do tipo “he pá, pronto!!também não jogaram assim tão mal, enfim!! Até tiveram algum azar!!”, para ver se se safam do vendaval crítico que eles iniciaram.
Outra grande diferença, e relativamente aos dérbis entre Benfica e Lagartagem, tem a ver com a importância que damos ao resultado.
Para nós, a vitória vale 3 pontos, o empate 1 e a derrota 0!!
Para o Sporting a vitória vale uma época inteira, o empate a humilhação nunca vista infligida ao adversário e a derrota o mal menor.
Para nós, a vitória contra o Sporting tem apenas o gosto especial de, durante uma semana, andarmos a gozar com os amigos lagartos, pois, nesse fim de semana, somos finalmente obrigados a prestar alguma atenção ao seu desempenho na Liga.
Para os Lagartos, uma vitória sobre o Benfica equivale ao Monte Olimpo do futebol. A partir desse momento o campeonato para eles acabou, já não tem interesse.
Adoptam logo aquela postura de anão do ginásio a passear na rua depois de derrotar o campeão do bairro, porque este tropeçou nos atacadores e bateu com a cabeça no chão quando se preparava para o desancar!!
É evidente que nosso lagarto anão do ginásio, do alto do seu erróneo convencimento, leva depois porrada do resto da vizinhança, desde a pedra lançada ao olho pela fisga do miúdo traquina, até ao grupo de amigos do campeão do bairro que não acha piada à sua postura.
Eles podem estar em 5º lugar na liga que isso lhes é indiferente, se ganham ao Benfica. Os lagartos e criaturas afins prestam mais atenção ao nosso campeonato do que ao deles. Sabem mais pormenores sobre os nossos jogos, os nossos jogadores, técnicos, directores, presidentes, incidência do jogo e por aí fora.
Nós, em 5º lugar do campeonato, ganhamos ao Sporting e saímos do estádio contentes pela antevisão de uma semana de gozo com a lagartagem, mas, simultaneamente, cabisbaixos com o lugar que ocupamos na tabela, tecendo críticas passadas sobre o desempenho no campeonato até ao momento, e amaldiçoando a má sorte de não se poder trocar a vitória sobre o Sporting pelos 6 pontos perdidos em casa do Rio Ave e do Braga!!
Uma outra grande diferença prende-se com o facto de nós sermos insaciáveis. Ganhamos por 6-0 mas saímos a comentar com o amigo do lado “Se o Nuno Gomes não tivesse falhado tantos golos isso é que era uma grande vitória!!” ou “tu já viste que se tivéssemos jogado melhor nos últimos 15 minutos podíamos ter humilhado o adversário??” depois de sairmos vitoriosos por 5 golos sem resposta!
O Sporting ganha por 3-0 ao Penafiel e durante uma semana os lagartos julgam-se a melhor equipa do mundo, imbatível e destemida, posicionando os seus jogadores entre os melhores do mundo!!
Nós, ao contrário, nunca achamos que os nossos jogadores são os melhores do mundo, simplesmente porque não queremos que eles sejam os melhores, mas sim os maiores do mundo!!
Um benfiquista nunca grita "Ó Leo, tu és o melhor!!", mas sim "Ó Leo, tu és o maior!!".
Porque, caro leitor, não temos pretensões a julgar que temos os melhores, nem queremos!! Queremos é jogadores que, sabendo que não são os melhores, joguem melhor do que eles e, portanto, sejam maiores!!
Que honrem a camisola, corram que nem uns malucos, ataquem continuadamente e ao mesmo tempo estejam na defesa, marquem golos e dêem a marcar, construam 20 oportunidades e aproveitem-nas todas, sejam duros sem serem faltosos, recuperem a bola sem nunca a perderem, defendam tudo sem estarem à defesa........
Enfim, sejam do Benfica.

3 comentários:

André disse...

Porcaria do futebol...

quarkup disse...

perdeu bem , mas ja ganhou ao porto fez o seu trabalhinho sim senhor

Anónimo disse...

O glorioso.