quarta-feira, dezembro 28, 2005

Mulheres No Trabalho

Trabalho com mulheres!! reforço a ideia: Trabalho sobretudo com mulheres!!
E é, devo dizer, uma experiência absolutamente fantástica!!! De uma diversidade temática, de uma aprendizagem constante sobre a sociedade e, principalmente, uma absoluta reflexão total e permanente sobre o sentido da vida!
Por exemplo:
Elas sentam-se aos pares (por algum motivo que ainda não consegui perceber têem um horror inexplicável aos números ímpares), chamando as companheiras com um "anda cá coisinha!!" despretencioso, ao mesmo tempo que esticam o braço para a frente com a mão aberta como se quizessem apanhar a transeunte, mesmo que ela esteja a 5 metros de distância.
Depois, em 10 minutos de amena conversa abordam diversos assuntos interessantes e impregnados de conteúdo. Começam normalmente por uma abordagem ao tema que originou o contacto, como por exemplo: "às 13.00 horas tenho a depilação marcada e depois vou almoçar, como é contigo, almoças por cá, ou fazes-me companhia??" , para depois, sem qualquer traço visível, guinarem a conversa para outros assuntos que vão desde as receitas de culinária de uma determinada revista até à abordagem semi-filosófica sobre as virtudes das bonecas Polly em relação às bonecas Barbie, passando por uma análise objectiva sobre a essência teológica das marcas de vestuário e de decoração preferidas.
O que é mais engraçado é que elas falam sobre isto tudo sem que eu consiga perceber qual o facto que as faz mudar de assunto e mudam constantemente de trajectória, voltando a um tema que tinham aparentemente abandonado 2 minutos antes como se fosse a coisa mais natural do mundo. Nunca existe um ponto final no discurso, sómente umas reticências ou, no máximo, um ponto e vírgula!! E todas percebem isto!! Elas sabem que o seu código genético está preparado para isto e, quando abandonam um tema para ir buscar outro completamente diferente sem existir um ponto de contacto entre os dois, é, para elas, a coisa mais natural do mundo.
Mas não para mim!! Nós homens quando falamos sobre um tema, exploramos ao máximo as suas potencialidades até o dar por terminado. Quando mudamos de assunto dizemos: "por falar nisso!" ou "lembrei-me agora de uma coisa" ou ainda o básico "mudando de assunto!".
É evidente que os temas abordados também contribuem de alguma forma para o meu crescimento como ser humano. Desde que trabalho rodeado de mulheres a minha cultura geral elevou-se a patamares que nunca pensava atingir, muito por culpa das deliciosas descrições sobre a forma como a depiladora X trabalha arduamente sobre a penugem feminina ou a cabeleireira Y realiza autênticas obras de arte barrocas, passando também por referências sociológicas relacionadas com a estética dos cortinados numa sala de estar, com o drama pessoal da escolha da roupa para um jantar de natal e a arrumação estilizada da secretária de trabalho.
Para além do anteriormente descrito, existe um factor comum a todas as mulheres num local de trabalho: São PURAS!! Imaculadas como um lençol branco lavado com "Ariel Liquido", ingénuas como uma virgem criada desde bébé num mosteiro no meio da amazónia.
Uma diz "Ó coisinha, pára lá de mexer na gaveta que ainda encrava", a outra responde "pois, depois não entra nem sai!" e as duas riem-se com gargalhadinhas meio histéricas, agachando-se ligeiramente com a mão à frente da boca. O homem, que vai a passar e ouve esta conversa pergunta "estão a falar de problemas com as quecas????". Então, elas olham fixamente para ele, e dizem "és mesmo ordinário, só pensas nisso!!" para depois se rirem muito!!

Resumindo: no local de trabalho um Homem é Ordinário e uma Mulher é Pura!!! Todos nós sabemos que não é verdadeiramente assim, mas temos de manter os nossos papeis até ao fim!!
Enfim, MULHERES!!!!

1 comentário:

André disse...

Subscrevo com fortes gargalhadas!